segunda-feira, 28 de junho de 2010

Planejamento semanal - 6º e 7º anos

Data: 01/07/10

Tema: Revisão.

Conteúdos: Todos os estudados durante o início do 2º trimestre.

Objetivos:
  • Revisar os conteúdos estudados neste trimestre.
  • Tirar as dúvidas que ainda restarem sobre os conteúdos.
  • Interpretar textos em Inglês.

Metodologia e desenvolvimento:

  • Refazer com os alunos a atividade avaliada da aula passada no caderno tirando as dúvidas que ainda restarem sobre os conteúdos.
  • Conversar com os alunos sobre a aprendizagem deles.
  • Distribuir uma folha com um texto para que eles façam a interpretação. Ajudá-los principalmente nos passos para uma compreensão do texto e não uma tradução.
  • Auxiliá-los a entender que não precisam saber o significado de todas as palavras para entender o sentido do texto.
  • Passar algumas atividades de revisão.
  • Caso os alunos precisem, consentir que ensaiem para a abertura das olimpíadas.

Avaliação: Através do interesse dos alunos durante as atividades de tirar dúvidas.

Tarefa: Deixar algumas atividades de revisão, caso não dê tempo de fazer na sala.

domingo, 6 de junho de 2010

Planejamento mensal - 7º ano

Data: 10/06/10

Tema: My best friend.

Conteúdos: adjectives; Reading; Writing; Speaking; Possessive Pronouns; Genitive case; Family tree.
Objetivos:
  • Conversar e escrever sobre o seu(sua) melhor amigo(a) em Inglês.
  • Completar um teste sobre amizade em Inglês.
  • Aprender o uso dos Pronomes Possessivos em Inglês.
  • Diferenciar os Pronomes Possessivos dos Possessivos Adjetivos.
  • Relembrar o caso Genitivo ('s) com sentido de possessivo.
  • Elaborar a árvore genealógica de sua família.
  • Escrever um texto em Inglês sobre sua família.

Metodologia e desenvolvimento:

  • Conversar com os alunos sobre amizade. Completar os balões da página 75 com palavras em Inglês que escrevem um amigo. Fazer no quadro e pedir que cada um copie a palavras que achar mais adequada.
  • Fazer o teste sobre ser um bom ou mal amigo da página 76. Ler e explicar aquilo que os alunos não compreenderem. Comentar o resultado do teste depois de somados os pontos.
  • Completar a tabela sobre verdadeiro e falso da amizade da página 77. Aqui também vale a opinião pessoal de cada aluno.
  • Explicar o Possessive Pronouns usando o material da apostila na página 78 e alguns exemplos no quadro, caso seja necessário.
  • Fazer a atividade da página 79 sobre o conteúdo aprendido.
  • Explicar para que relembrem sobre o caso genitivo, que é uma forma de mostrar a posse de algo sem usar um pronome.
  • Ler com atenção as regras desse conteúdo nas páginas 79 e 80 e fazer vários exemplos.
  • Fazer a atividade da página 81 para exercitar.
  • Ler o texto da página 81 e usar o genitivo quando necessário.
  • Entregar para os alunos o texto que seria escutado para que possam completar a tabela da página 82 sobre a árvore genealógica de alguém.

Avaliação: Através do desenvolviemnto das atividades e do comportamento.

Tarefa: Página 82 Writing (Faça a sua árvore genealógica e escreva um parágrafo sobre ela. Não se esqueça de usar o caso genitivo ('s)). Para entregar na próxima aula valendo nota.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Data: 17/06/10

Tema: My best friend.

Conteúdos: Vocabulary about the theme; Recipe for friendship; song "You've got a friend"; Reading; Self evaluation; Chapter of The Three Musketeers.

Objetivos:

  • Testar o vocabulário adquirido nesta unidade.
  • Fazer uma receita de amizade.
  • Completar uma música (Listening).
  • Interpretar um texto informativo.
  • Desenvolver uma autoavaliação do que sabe e o que precisa desenvolver em Inglês.
  • Ler e interpretar o terceiro capítulo do livro The Three Musketeers.

Metodologia e desenvolvimento:

  • Deixar que os alunos tentem fazer o questionário das páginas 82 e 83 sozinhos para textar o vocabulário deles.
  • Ler e explicar quando for necessário e depois de um tempo corrigir oralmente.
  • Ler a receita para a amizade da página 84 e pedir que os alunos comente a opinião deles, o que faltou e o que tem demais.
  • Colocar a música You've got a friend para que os alunos escutem e completem o trecho da apostila.
  • Conversar sobre a música.
  • Ler o texto de leitura complementar das página 86 e 87 e comentá-lo. Pedir que os alunos escolha uma definição sobre amizade entre múitas apresentadas na página 87 e faça um desenho no lado da definição, na apostila.
  • Fazer a autoavaliação da página 88 para que os alunos possam refletir sobre como estão se saidno no Inglês e o que precisam melhorar.
  • Distribuir a cópia do capítulo três do livro The Three Musketeers e também atividade sobre o livro.
  • Ler e conversar sobre, fazendo a interpretação.

Avaliação: Através das atividades desenvolvidas.

Tarefa: Faça um desenho de sua(seu) melhor amiga(o) e escreva em Inglês o que você gosta de fazer com ele(a). Entregar na próxima aula valendo nota. Estudar a apostila da página 59 até 87 para uma atividade avaliada com consulta na próxima aula.

*************************************************************************************

Data: 24/06/10

Tema: Review.

Conteúdos: Types of books; Past of regular verbs (affirmative, negative and interrogative forms); Friendship; Possessive Pronouns; Genitive Case; Tree family; Chapter of The Three Musketeers.

Objetivos:

  • Revisar os conteúdos aprendidos.
  • Tirar as dúvidas que ainda sobraram.
  • Ler e interpretar o capítulo do livro The Three Musketeers.
  • Desenvolver corretamente as atividades da atividade avaliada com consulta.

Metodologia e desenvolvimento:

  • Recolher as tarefas para correção.
  • Distribuir a folha com a atividade avaliada, a qual os alunos poderão consultar a apostila para respondê-la.
  • Recolher para avaliar.
  • Distribuir o quarto capítulo do livro The Three Musketeers e ler com os alunos. Distribuir as atividades sobre o capítulo para fazerem.

Avaliação: Através da atividade avaliada e do desenvolvimento da leitura.

Tarefa: Atividade em folha sobre algum conteúdo estudado.

Planejamento mensal - 6º ano

Data: 10/06/10

Tema: E-pals.

Conteúdos: Nationalities; Reading; Writing; Simple Present (negative and interrogative); Web vocabulary.

Objetivos:
  • Relembrar os nomes dos países em Inglês.
  • Relacionar os países com as nacionalidades.
  • Aprender o conceito de um pen-pal (amigo correspondente).
  • Observar charges em Inglês e interpretá-las.
  • Aprender a usar e escrever frases usando o Presente Simples nas formas negativa e interrogativa.
  • Aprender ou colaborar com o vocabulário usado para escrever e-mails.

Metodologia e desenvolvimento:

  • Conversar com os alunos sobre o título do capítulo (E-pals). Como surgiu essa expressão e o que significa.
  • Relacionar as bandeiras com os países descritos na página 79.
  • Ler e repetir o nome dos países em Inglês da página 80. Fazer a atividade 2 usando lendo o texto ao invés de ouví-lo.
  • Fazer a atividade de speaking com os alunos em duplas e ajuda do material do final da apostila. Pedir para que uma dupla faça na frente da sala como exemplo.
  • Ler o resto da página comos alunos ajudando-os a entender o que for necessário.
  • Fazer a atividade das páginas 82 e 83 com os alunos para poder questioná-los sobre o conteúdo e não simplismente responder as perguntas.
  • Explicar, com a juda do quadro e da apostila, como fazemos para escrever uma frase usando o presente simples nas formas negativas e interrogativas. Dar alguns exemplos.
  • Pedir que façam anotações em Português, caso necessário, para ajudar na hora de estudar.
  • Fazer as atividades 1 e 2 da página 84 Para que eles entendam o conteúdo estudado.
  • Na página 85, Speaking, os alunos irão entrevistar os colegas e preencher a tabela. Pedir que circulem os verbos que aparecem nas perguntas.
  • Conversar com os alunos sobre os e-mail que eles escrevem, se costumam escrever tudo corretamente ou usam abreviações. Mostrar as abreviações mais usadas nos e-mails em Inglês para que relacionem com os significados delas.
  • Corrigir oralmente.

Avaliação: Através do comportamento dos alunos e do desenvolvimento das atividades.

Tarefa: Página 87, atividade 2 (Leia e reescreva o e-mail decodificando a linguagem para web. Use as palavras da caixa laranja). Página 88 atividade 3 (Decodifique os termos de internet a seguir). Folha com atividade para escrever as frases na negativa, interrogativa e afirmativa.

*************************************************************************************

Data: 17/06/10

Tema: E-palm.

Conteúdo: Web vocabulary; Reading; Writing; Speaking; Simple Present (affirmative, negative and interrogative forms); Chapter 3 from Gulliver's Travels.

Objetivos:

  • Conhecer algumas abreviações usadas para mandar e-mails.
  • Ler e interpretar um e-mail.
  • Escrever um e-mail respondendo ao lido anteriormente.
  • Ler e interpretar o terceiro capítulo do livro Gulliver's Travels.
  • Revisar o conteúdo sobre o Simple Present.

Metodologia e desenvolvimento:

  • Corrigir o que ficou de tarefa.
  • Ler e entender o texto informativo sobre abreviações usadas em e-mails da página 88. Conversar sobre esse texto.
  • Ler o e-mail de Anna junto com os alunos para ajudar a entender. Deixar que os alunos, em duplas, respondam as questões das páginas89 e 90. Dar um tempo para fazerem isso antes de corrigir no quadro.
  • Ler e conversar sobre algumas curiosidades sobre cartas nesses tempos em que usamos mais o e-mail na página 91.
  • Observar e interpretar a charge da mesma página.
  • Fazer a avaliação pessoal da página 92, lendo e deixando que eles assinalem e percebam o que precisa ser melhorado.
  • Distribuir o terceiro capítulo do livro Gulliver's Travels. Fazer a leitura com eles e distribuir uma atividade sobre ele.

Avaliação: Através da autoavaliação da apostila e das atividades feitas e entregues.

Tarefa: Página 90 Writing (Imagine que você é o correspondente de Anna. Escreva um e-mail para ela sobre você. Você pode usar informações como: seu nome e idade, onde você mora, onde você estuda, o que você faz no seu tempo livre, o que você gosta de fazer, o que você não gosta de fazer). Entregar em folha separada na próxima aula valendo nota. Estudar a apostila da página 65 até a 90 para uma atividade avaliada com consulta na próxima aula.

**************************************************************************************

Data: 24/06/10

Tema: Review.

Conteúdos: Leisure activities; Simple Present (affirmative, negative and interrogative forms); Routine activities; Countries and Nationalities; Web vocabulary.

Objetivos:

  • Desenvolver a atividade avaliada corretamente consultando a apostila.
  • Tiraras dúvidas que restaram dos conteúdos aprendidos.
  • Ler e interpretar o quarto capítulo do livro Gulliver's Travels.

Metodologia e desenvolvimento:

  • Recolher a atividade de tarefa.
  • Distribuir uma folha com a atividade avaliada, para a qual eles poderão consultar na apostila para responder.
  • Recolher para avaliação.
  • Distribuir o quarto capítulo do livro Gulliver's Travels e fazer a leitura. Distribuir folha com uma atividade sobre ele.

Avaliação: Através da tarefa feita e da atividade avaliada com consulta.

Tarefa: Folha com atividades sobre o livo e outra atividade.