domingo, 6 de junho de 2010

Planejamento mensal - 6º ano

Data: 10/06/10

Tema: E-pals.

Conteúdos: Nationalities; Reading; Writing; Simple Present (negative and interrogative); Web vocabulary.

Objetivos:
  • Relembrar os nomes dos países em Inglês.
  • Relacionar os países com as nacionalidades.
  • Aprender o conceito de um pen-pal (amigo correspondente).
  • Observar charges em Inglês e interpretá-las.
  • Aprender a usar e escrever frases usando o Presente Simples nas formas negativa e interrogativa.
  • Aprender ou colaborar com o vocabulário usado para escrever e-mails.

Metodologia e desenvolvimento:

  • Conversar com os alunos sobre o título do capítulo (E-pals). Como surgiu essa expressão e o que significa.
  • Relacionar as bandeiras com os países descritos na página 79.
  • Ler e repetir o nome dos países em Inglês da página 80. Fazer a atividade 2 usando lendo o texto ao invés de ouví-lo.
  • Fazer a atividade de speaking com os alunos em duplas e ajuda do material do final da apostila. Pedir para que uma dupla faça na frente da sala como exemplo.
  • Ler o resto da página comos alunos ajudando-os a entender o que for necessário.
  • Fazer a atividade das páginas 82 e 83 com os alunos para poder questioná-los sobre o conteúdo e não simplismente responder as perguntas.
  • Explicar, com a juda do quadro e da apostila, como fazemos para escrever uma frase usando o presente simples nas formas negativas e interrogativas. Dar alguns exemplos.
  • Pedir que façam anotações em Português, caso necessário, para ajudar na hora de estudar.
  • Fazer as atividades 1 e 2 da página 84 Para que eles entendam o conteúdo estudado.
  • Na página 85, Speaking, os alunos irão entrevistar os colegas e preencher a tabela. Pedir que circulem os verbos que aparecem nas perguntas.
  • Conversar com os alunos sobre os e-mail que eles escrevem, se costumam escrever tudo corretamente ou usam abreviações. Mostrar as abreviações mais usadas nos e-mails em Inglês para que relacionem com os significados delas.
  • Corrigir oralmente.

Avaliação: Através do comportamento dos alunos e do desenvolvimento das atividades.

Tarefa: Página 87, atividade 2 (Leia e reescreva o e-mail decodificando a linguagem para web. Use as palavras da caixa laranja). Página 88 atividade 3 (Decodifique os termos de internet a seguir). Folha com atividade para escrever as frases na negativa, interrogativa e afirmativa.

*************************************************************************************

Data: 17/06/10

Tema: E-palm.

Conteúdo: Web vocabulary; Reading; Writing; Speaking; Simple Present (affirmative, negative and interrogative forms); Chapter 3 from Gulliver's Travels.

Objetivos:

  • Conhecer algumas abreviações usadas para mandar e-mails.
  • Ler e interpretar um e-mail.
  • Escrever um e-mail respondendo ao lido anteriormente.
  • Ler e interpretar o terceiro capítulo do livro Gulliver's Travels.
  • Revisar o conteúdo sobre o Simple Present.

Metodologia e desenvolvimento:

  • Corrigir o que ficou de tarefa.
  • Ler e entender o texto informativo sobre abreviações usadas em e-mails da página 88. Conversar sobre esse texto.
  • Ler o e-mail de Anna junto com os alunos para ajudar a entender. Deixar que os alunos, em duplas, respondam as questões das páginas89 e 90. Dar um tempo para fazerem isso antes de corrigir no quadro.
  • Ler e conversar sobre algumas curiosidades sobre cartas nesses tempos em que usamos mais o e-mail na página 91.
  • Observar e interpretar a charge da mesma página.
  • Fazer a avaliação pessoal da página 92, lendo e deixando que eles assinalem e percebam o que precisa ser melhorado.
  • Distribuir o terceiro capítulo do livro Gulliver's Travels. Fazer a leitura com eles e distribuir uma atividade sobre ele.

Avaliação: Através da autoavaliação da apostila e das atividades feitas e entregues.

Tarefa: Página 90 Writing (Imagine que você é o correspondente de Anna. Escreva um e-mail para ela sobre você. Você pode usar informações como: seu nome e idade, onde você mora, onde você estuda, o que você faz no seu tempo livre, o que você gosta de fazer, o que você não gosta de fazer). Entregar em folha separada na próxima aula valendo nota. Estudar a apostila da página 65 até a 90 para uma atividade avaliada com consulta na próxima aula.

**************************************************************************************

Data: 24/06/10

Tema: Review.

Conteúdos: Leisure activities; Simple Present (affirmative, negative and interrogative forms); Routine activities; Countries and Nationalities; Web vocabulary.

Objetivos:

  • Desenvolver a atividade avaliada corretamente consultando a apostila.
  • Tiraras dúvidas que restaram dos conteúdos aprendidos.
  • Ler e interpretar o quarto capítulo do livro Gulliver's Travels.

Metodologia e desenvolvimento:

  • Recolher a atividade de tarefa.
  • Distribuir uma folha com a atividade avaliada, para a qual eles poderão consultar na apostila para responder.
  • Recolher para avaliação.
  • Distribuir o quarto capítulo do livro Gulliver's Travels e fazer a leitura. Distribuir folha com uma atividade sobre ele.

Avaliação: Através da tarefa feita e da atividade avaliada com consulta.

Tarefa: Folha com atividades sobre o livo e outra atividade.

Um comentário: